Buscar
  • mb

indicações de conteúdos sobre urbanismo

Com o processo de "reforma" do plano diretor de Natal em discussão, e tendo em mente o histórico nordestino de usar o verniz da modernização como eufemismo para venda de espaços públicos para a iniciativa privada, vão aqui alguns links para conteúdos sobre urbanismo e cidades. Esses links estão tanto em inglês como em português, e englobam perspectivas variadas sobre o assunto, indo desde a situação do patrimônio arquitetônico na Coreia do Sul até questões de moradia em bairros específicos no Recife.



Vista do entardecer de uma bairro do subúrbio de Caruaru. No horizonte estão casas de diversas idades, com vários tipos de finalizações, com tijolos aparentes, com pinturas mais novas. O céu está azul e rosa, e uma nuvem longa emoldura a paisagem. Um poste aceso, à direita, indica que a noite se aproxima.


Não Estamos à Venda (português, 38 minutos) - Documentário que conta a história da Vila de Ponta Negra, em Natal, Rio Grande do Norte. O filme registra os esforços da comunidade em manter as lideranças locais fortes, e lutar contra a expropriação.


Gentrification and the Destruction of Culture in Seoul (inglês, 34 minutos), The Death and Life of Great Korean Cities (inglês, 40 minutos), e Neoliberalism, Imperialism and Urban Development (inglês, 21 minutos) - Episódios diversos do podcast The Korea File, que exploram desde as conexões entre a presença militar dos EUA na Coreia do Sul e o desenvolvimento imobiliário no país, até questões de patrimônio arquitetônico, e como a cultura "militarizada" influencia o estilo arquitetônico de certos prédios em Seoul.


Direito à Cidade (português, 1 hora e 35 minutos) - Episódio de 2016 do podcast Salvo o Melhor Juízo, sobre o que é direito urbanístico. O host e os convidados usam alguns exemplos nacionais para explicar as formas como as questões de direito à cidade chegam até a população de forma concreta.


Um Lugar ao Sol (português, 1 hora e 5 minutos) - Documentário de 2009 de Gabriel Mascaro que registra o cotidiano de moradores de coberturas em prédios de luxo no Recife, em São Paulo e no Rio de Janeiro.




111 visualizações0 comentário